quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fundação Osório


1. Localização

A Fundação Osório está localizada na Rua Paula Ramos Nr 52, no Rio Comprido, ao final da Av. Paulo de Frontin, imediatamente antes da entrada do Túnel Rebouças, sentido Norte-Sul. A seu lado, situa-se o Hospital do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
Topo

2. Natureza, Finalidade, Sede e Foro

Do Estatuto da Fundação: "Art 1� - A Fundação Osório, entidade de direito público vinculada ao Comando do Exército, criada pelo Decreto Nr 14856, de 01 de junho de 1921, por força do Decreto - Legislativo Nr 4235, 04 de junho de 1921, com as modificações introduzidas pelo Decreto Nr 16392, de 27 de fevereiro de 1924, pelo Decreto - Lei Nr 8917, de 26 de janeiro de 1946, e pela Lei Nr 9026, de 10 de abril de 1995, tem como finalidade instruir, educar e profissionalizar filhos e filhas dependentes legais dos militares do Exército e das demais Forças Singulares, podendo ser estendida aos dependentes de civis, desde que haja vagas e que as instalações permitam.

Prf Único: A Fundação Osório tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e prazo de duração indeterminado."
Topo

3. Admissão / Matrícula

O ingresso anual de novos alunos é, evidentemente, função das vagas existentes, colocadas, prioritariamente, à disposição da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e a serem preenchidas pelos órgãos de Assistência Social das diversas Forças Singulares. As demais vagas disponíveis são preenchidas pelos filhos e filhas dependentes legais de militares, de PMERJ/CBMERJ e civis, nessa ordem.

Todos os candidatos à matrícula são submetidos a um Teste de Abordagem de Conhecimentos (TACO), específico para cada série onde houver vaga a ser preenchida. A aprovação no Teste é condição essencial à habilitação do candidato à matrícula pretendida.

As inscrições para o teste são feitas na Secretaria da Fundação e ocorrem nas última semana de outubro / primeira semana de novembro.

O teste é escrito e aplicado sem nenhum ônus para o candidato. Seu resultado é divulgado sob a forma de listas, onde os candidatos são ordenados de acordo com a série de ensino a que se destinam e em rigorosa ordem de merecimento intelectual que obtiveram, sendo matriculados aqueles que se classificarem no limite das vagas oferecidas. Para a inscrição, é necessária a apresentação dos seguintes documentos na Secretaria da Fundação:

* Certidão de nascimento;
* Retratos 3 x 4: 2 (dois), de frente;
* Declaração de escolaridade fornecida pelo colégio de origem.

As provas do TACO são realizadas nas última semana de novembro / primeira semana de dezembro, e seus resultados divulgados durante a segunda quinzena de dezembro.

As vagas para matrícula nas diversas séries do ano letivo seguinte são reservadas, quer para os antigos alunos, quer para os novos, selecionados no TACO, até o último dia do mês de dezembro, após o que serão consideradas disponíveis. O ensino praticado na Fundação Osório é inteiramente gratuito.

Para a matrícula, exigem-se os seguintes documentos, na Secretaria da Fundação:

* Certidão de nascimento;
* Declaração de transferência ou histórico escolar (original);
* 06 fotografias 3x4 (com blusa da F.O. ou camiseta branca);
* Calendário ou comprovante de vacina - para menores de 12 anos;
* Xerox da carteira de saúde (plano de saúde pública ou privada) se tiver;
* Resultado dos exames oftalmológico e audiométrico;
* Tipo sanguíneo.

Fica entendido que a matrícula nos diversos anos escolares significa a aceitação tácita da proposta pedagógica da Fundação Osório, bem como de seus Estatuto, Regimento Interno e demais normas em vigor.
Topo

4. Formação Moral

Nossos alunos se caracterizam pela disciplina que demonstram em todas suas atividades e manifestações. O comportamento irrepreensível é um de nossos apanágios. A formação moral de nosso corpo discente está presente na rotina diária de nossos jovens, que são despertados para o respeito aos símbolos nacionais, a reverência às datas cívicas e o culto às tradições da Sociedade Brasileira.
Topo

5. Regime Escolar

Até bem pouco tempo, a Fundação Osório funcionava em regime de externato e de internato. Os alunos externos constituíam a maioria de nosso Corpo de Alunos. Hoje, o regime de internato foi interrompido, em princípio em caráter temporário.

As aulas têm início às 0700h, prolongando-se, conforme a série cursada, até as 1245h. Aos sábados e domingos a Fundação não funciona. A chegada dos alunos deve ocorrer até as 0645h, diariamente.
Topo

6. Categoria dos Alunos

Os alunos da Fundação Osório distribuem-se em quatro categorias:

* Conveniados - alunos apresentados por instituições com as quais a Fundação Osório mantém convênio.
* Subvencionados - alunos apresentados pelos Órgãos de Assistência Social das Forças Singulares, que se responsabilizam pelos recursos financeiros despendidos pela Fundação na educação a eles proporcionada.
* Contribuintes - filhos e filhas dependentes legais de militares e civis matriculados nas demais vagas disponíveis.
* Dependentes - filhos e filhas dependentes legais de funcionários e professores da Fundação Osório.

Topo

7. Calendário Escolar

Todas as atividades de ensino constam do Calendário Anual distribuído aos alunos no início de cada ano letivo. Nele, são ressaltados os eventos mais importantes.
Topo

8. Estrutura Escolar

A Fundação Osório oferece Educação Infantil (Alfabetização), Ensino Fundamental (1oe 2o Segmentos) e Ensino Médio / Profissionalizante (Técnico em Administração).
Topo

9. Laboratório

Estão disponíveis aos alunos, sob assistência profissional de professores, dois laboratórios de Informática, com 36 equipamentos Pentium, e um laboratório de Ciências Físicas e Biológicas.
Topo

10. Biblioteca

Nossa Instituição possui excelente e variada biblioteca, com mais de 12000 volumes. Encontra-se em processo de informatização segundo o Sistema Biblio, visando a um melhor e mais moderno controle de seu acervo.
Topo

11. Coral, Miniorquestra e Banda de Música

As atividades musicais não são descuradas pela Fundação. Seu coral infanto-juvenil é composto por mais de cinqüenta vozes, de meninos e meninas, orientados por uma professora de música, formando um conjunto que, pouco a pouco, firma-se no cenário musical estudantil.

Suas mais recentes apresentações foram:

* Dia 20 de agosto - missa na Igreja de São Francisco Xavier, na Tijuca, durante as comemorações do bicentenário do Duque de Caxias.
* Dia 10 de setembro - apresentação no salão do Clube Militar, na Av Rio Branco, como parte das comemorações da Semana da Pátria.

Além de seu coral, a Fundação possui uma miniorquestra e uma banda de música, cujos componentes são instruídos por uma professora de música, auxiliada por militares músicos cedidos por Organizações Militares. Seus instrumentos pertencem ao acervo da Instituição, cada vez mais expressivo ante as aquisições realizadas.
Topo

12. Educação Religiosa

Respeitada a liberdade de credo religioso professado por seus alunos, a Fundação recebe assistência religiosa por intermédio de um Capelão Militar, pertencente ao Serviço de Assistência Religiosa do Exército.

No dia 25 de outubro de 2003, ocorrerá a cerimônia de 1� Comunhão dos alunos católicos, em nossa capela, dedicada à Santa Catharina de Siena.
Topo

13. Apoio de Saúde

O Exército Brasileiro apóia a Fundação mantendo em seu efetivo um oficial médico e uma oficial dentista, os quais, além de suas aulas educativas, prestam assistência médica e odontológica a alunos e funcionários.
Topo

14. Seguro

Os alunos matriculados na Fundação Osório fazem jus a um Seguro Educacional, vigorando 24 horas por dia, onde quer que estejam, para os seguintes riscos:

* Morte Acidental.
* Invalidez Permanente Total por Acidente.
* Despesas Médico-Hospitalares por Acidente.

Excluem-se das garantias contratadas os riscos decorrentes da prática, por parte do segurado, de atos ilícitos ou contrários à lei, dentre outras causas.

Um comentário: