sexta-feira, 4 de junho de 2010

EsSA


A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado à formação do Sargento de carreira nas Armas Combatentes - Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Para esse fim, seleciona anualmente jovens de todas as partes do Brasil, oferecendo-lhes adestramento destinado a aprimorar-lhes o caráter e desenvolver-lhes a capacidade física, a par de proporcionar aos futuros sargentos - elos entre o Comando das organizações militares e a tropa -, sólido embasamento militar.

A escola encontra-se instalada em Três Corações, no Sul do Estado de Minas Gerais.

História
Antecedentes


À época da Primeira Guerra Mundial, na então Chácara do Coronel Valério de Rezende em Três Corações (MG), a 18 de Junho de 1918, instalou-se o 14º Regimento de Cavalaria (14° RC), oriundo de Campanha (MG).

Com o término do conflito, a unidade foi extinta em 1919, dando lugar ao recém-criado 4º Regimento de Cavalaria Divisionária (4° RCD). Por sua vez extinto ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1946, deu lugar ao recém-criado o 19º Regimento de Cavalaria (19° RC), pouco tempo depois transferido para Pirassununga (SP). Permaneceu em Três Corações apenas o seu 1° Esquadrão (1/19º RC), o qual, em 1949, com a transferência da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) do Rio de Janeiro para Três Corações, teve o seu efetivo incorporado ao da Escola recém-chegada.

A EsSA

A EsSA foi criada ao término da Segunda Guerra Mundial, no dia 21 de Agosto de 1945, originada da Escola de Sargentos de Infantaria, oferecendo os cursos de formação de sargentos nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e de Engenharia. Em seu início ocupou parte das instalações da antiga Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, formando a sua primeira turma já em Dezembro de 1946.

A transferência da escola do Rio de Janeiro para Minas Gerais efetuou-se de 21 de Março a 25 de Maio de 1950, sob o comando do Tenente-Coronel Miguel Lage Sayão. Reiniciadas as aulas, a primeira turma em Três Corações concluiu o curso a 21 de Dezembro desse mesmo ano.

O curso da Arma de Comunicações foi criado em 1961 e ministrado até 1969, quando foi transferido para a Escola de Comunicações no Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1979, foi reativado na EsSA.

Entre os anos de 1970 e 1976, a EsSA deixou de formar sargentos e funcionou somente com o curso de aperfeiçoamento, voltando-se novamente à formação destes a partir de 1977.

Em seus mais de sessenta anos de existência, a escola formou mais de 25.000 sargentos e aperfeiçoou cerca de 5.600 militares brasileiros, tendo contado em seu corpo discente com militares oriundos da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Militar e mesmo do Exército Paraguaio.

Processo seletivo

Anualmente a EsSA realiza o seu processo seletivo para a ocupação de vagas nos cursos para formação de Sargentos.

As inscrições são realizadas através da Internet, no próprio endereço da escola, normalmente nos meses de junho e julho.

Os aprovados nas diversas fases desse processo estão destinados a um período básico de formação, em uma das doze Organizações Militares de Corpo de Tropa. Findo esse período, conforme a área de atuação, são encaminhados para um período de formação específica. No caso de Sargentos Combatentes, essa formação é realizada na própria EsSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário